sábado, 19 de novembro de 2011

Receitas de sobremesas deliciosas para comer de colherzinha!

BRIGADEIRO DE COPO
Ingredientes
600 g de morangos cortados em cubos
1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
150 g de chocolate meio amargo picado
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
Modo de preparo
1 - Numa tigela coloque 600 g de morangos cortados em cubos, 1/3 de xícara (chá) de aceto balsâmico e 1/2 xícara (chá) de açúcar, misture e deixe marinando por +/- 1 h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada.
2 - Coloque numa panela 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por +/- 8 minutos. Desligue o fogo e adicione 150 g de chocolate meio amargo picado misturando bem até derreter. Acrescente ao chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture.
3 - Retire 1/3 desta mistura de chocolate e adicione 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem.
4 - Em 8 taças distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de aceto balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida.

CREME DE CHOCOLATE COM CALDA DE MAMÃO
Ingredientes
100 ml de leite
300 g de chocolate branco picado
2 claras em neve
200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
Calda
1 xícara (chá) de mamão papaia
1/2 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de licor de cassis
Modo de preparo
1°- Numa panela coloque 100 ml de leite e 300 g de chocolate branco picado e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar.
2°- Adicione ao chocolate branco derretido 2 claras batidas em neve e misture. Em seguida acrescente 200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture delicadamente. Transfira a mistura para taças e leve a geladeira para gelar. Retire da geladeira, coloque 2 colheres (sopa) de calda de mamão e sirva em seguida.
Calda
1°- Coloque no liquidificador 1 xícara (chá) de mamão papaia, 1/2 pote de iogurte natural e 2 colheres (sopa) de licor de cassis e bata bem até formar uma mistura homogênea. Leve para gelar.

TROPICÁLIA
Ingredientes
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de água
8 bananas nanicas maduras e picadas
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de hortelã cortada em tirinhas
polpa de 3 maracujás maduros
4 colheres (sopa) de açúcar
2 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada e dissolvida conforme o fabricante
2 latas de creme de leite sem soro
Modo de preparo
1- Numa panela em fogo médio misture 3 colheres (sopa) de açúcar com 1 xícara (chá) de água e cozinhe por +/- 5 minutos até obter uma calda rala e transparente. Junte 8 bananas nanicas maduras e picadas e 1 colher (sopa) de suco de limão e cozinhe até quase desmanchar (+/- 8 minutos).
2 - Retire do fogo, deixe esfriar e adicione 3 colheres (sopa) de hortelã cortada em tirinhas. Reserve este doce de banana.
3- Numa panela coloque a polpa de 3 maracujás maduros, 4 colheres (sopa) de açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geléia (+/- 5 minutos). Deixe esfriar esta geléia de maracujá.
4- Numa batedeira coloque 2 claras e 2 colheres (sopa) de açúcar e bata até obter picos firmes. Junte 1 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada (e dissolvida conforme o fabricante), batendo por 3 minutos. Desligue a batedeira e adicione 2 latas de creme de leite sem soro, misture bem e reserve este creme branco.
5- Em taças individuais coloque uma camada do doce de banana, uma camada de geléia de maracujá (reservada acima), uma camada de creme branco (reservado acima) e leve para a geladeira por 2 horas.

ESCONDIDINHO DE AVELÃ
Ingredientes
Avelã caramelada (ou castanha do Pará)
50 g de açúcar (1/4 xícara de chá)
50 g de avelã (1/2 xícara de chá)
25 ml de água
Creme de Chocolate
200 g de chocolate meio amargo (1 1/2 xícara de chá)
140 g de manteiga (8 colheres de sopa)
100 g de açúcar de confeiteiro (1 xícara de chá)
60 g de farinha de trigo (1/2 xícara de chá)
4 ovos
180 g de chocolate branco em tabletes
Modo de preparo
1°- Numa panela coloque 50g de açúcar, 50g de avelã (ou castanha do Pará picada grosseiramente) e 25ml de água. Leve ao fogo médio até caramelar (+/- 5 minutos). Reserve.
2°- Coloque numa outra panela, em banho maria, 200g de chocolate meio amargo e 140g de manteiga. Deixe até derreter e ficar uma mistura homogênea. Reserve.
3°- Numa tigela coloque 100g de açúcar de confeiteiro, 60g de farinha de trigo e 4 ovos e misture bem. Adicione, sem parar de mexer, o chocolate derretido (reservado acima).
4°- Em potinhos individuais (que caiba 125ml) untados com manteiga e enfarinhados, coloque uma porção do creme de chocolate (feito acima), 3 a 4 avelãs (ou pedaços de castanha), 5 quadradinhos de chocolate branco (40g em cada potinho) e preencha o potinho com mais creme de chocolate até quase a borda. Leve ao forno médio pré-aquecido a 200°C por +/- 12 minutos. Retire do forno e sirva em seguida acompanhado de sorvete.
DICA
Para potinhos de 200 ml deixe o forno a 200ºC por 15 minutos

DOCE DE REQUEIJÃO
Ingredientes
150 g de açúcar
100 ml de água
200 g de requeijão (1 copo de requeijão)
12 gemas (bem batidas na batedeira)
raspas de 1 limão
chantilly
Para decorar:
canela em pó a gosto
Modo de preparo
Numa panela (de preferência de alumínio) coloque açúcar peneirado e cubra com água. Leve ao fogo médio até obter uma calda branca de calda grossa (de 4 a 5 minutos).
Retire do fogo. Acrescente requeijão e bata vigorosamente com o auxílio de um batedor de arame. Junte as gemas (batidas na batedeira por uns 8 minutos com as raspas de limão).
Leve o doce de novo ao fogo, mexendo constantemente com um batedor de arame até engrossar. (4 a 5 minutos).
Retire do fogo e transfira para outro recipiente pois o calor da panela pode queimar o doce.
Deixe esfriar e distribua pequenas porções do doce em taças (até a metade das taças). Polvilhe canela em pó a gosto, complete as taças com chantilly e decore com canela em pó a gosto e hortelã desidratada.

COPINHOS DE CAFÉ
Ingredientes
Para fazer os copinhos
600 g de chocolate meio amargo picado
15 copinhos descartáveis de 50 ml
Para a mousse de café
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher e meia(sopa) de café solúvel
4 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa rasa) de gelatina em pó sem sabor branca
3 claras
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
Base para mousse
(Menta/Maracujá/Limão)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
Meia xícara (chá) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa rasa) de gelatina em pó sem sabor branca
100 ml de licor de menta (ou suco de maracujá ou de
limão)
Modo de preparo
Copinhos de chocolate
1º - Em banho-maria e em fogo baixo derreta o chocolate meio amargo picado. (DICA: o fogo deve permanecer baixo para que a água que entrar em ebulição não pingue dentro da vasilha com o chocolate).
OBS: nunca ferva o chocolate, pois ele criará grumos e perderá o brilho
2º - Encha totalmente um copinho descartável com o chocolate derretido. Retire o excesso de chocolate despejando-o novamente na vasilha com chocolate. Leve para a geladeira por 5 minutos para o chocolate secar. Repita esta operação mais 2 vezes para formar um copinho com a parede de chocolate mais grossa.
Dica: Limpe a boca do copinho para que ele fique uniforme e não se danifique ao retirar o copinho plástico.
3º - Com auxilio de uma tesoura dê uns 3 cortes pequenos na boca do copinho descartável (que está com chocolate seco) e puxe o copinho descartável para baixo, soltando todo o plástico. Faça isso com todos os copinhos com o chocolate seco. Reserve-os.
Mousse de café
1º - Coloque numa panela o creme de leite fresco com o café solúvel e leve em fogo médio mexendo até dissolver o café. Deixe esfriar.
2º - Polvilhe sobre a água, a gelatina em pó sem sabor para hidratar e depois leve em banho-maria (ou no microondas) para dissolver a gelatina. Reserve.
3 - Numa batedeira bata as claras com o açúcar até obter um meregue. Reserve.
4 - Delicadamente misture o creme de leite com café reservado com a gelatina dissolvida e o merengue. Leve para gelar por 1 hora.
Montagem dos copinhos
Retire a mousse de café da geladeira e mexa-a com auxilio de um batedor de arame para aerar. Transfira-a para um saco de confeiteiro e preencha os copinhos de chocolate.
Modo de preparo da mousse
1º - Numa batedeira bata o creme de leite fresco com o açúcar refinado até obter picos firmes. Reserve.
2º - Polvilhe sobre a água , a gelatina em pó sem sabor para hidratar e dissolva em banho-maria ou no microondas.
3º - Misture delicadamente ao creme de leite batido o licor de menta (ou suco de maracujá ou de limão) e a gelatina dissolvida.
Misture muito bem e distribua esta musse nos copinhos de chocolate. Leve para gelar por 1 hora.

MOUSSE DE FARINHA LACTEA
Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
4 gemas
2 latas de creme de leite (sem soro)
500 ml de leite
2 xícaras (chá) de farinha láctea
6 colheres (sopa) de achocolatado (ou mistura para leite sabor morango)
300 g de morangos congelados (ou framboesa) processados no liquidificador (opcional)
merengue (opcional)
merengue:
4 claras
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
Numa batedeira coloque o açúcar, a manteiga e as gemas e bata até formar uma mistura cremosa. Acrescente o creme de leite, o leite e a farinha láctea e bata apenas para misturar. Deixe descansar na geladeira por 10 minutos (para hidratar a farinha láctea e o creme ficar consistente).
Divida o creme em 2 partes iguais. Numa porção acrescente o achocolatado (ou mistura para leite sabor morango).
Distribua em taças, alternando em camadas: creme branco, morangos (ou framboesa) processados no liquidificador, creme de chocolate (ou creme sabor morango) e cubra com merengue (opcional). Leve para geladeira por 1 hora.
merengue:
Numa batedeira bata as claras com o açúcar refinado até ponto de pico (3 minutos). Desligue e misture delicadamente o açúcar de confeiteiro peneirado

TAÇA DE CHOCOLATE COM PIMENTA
Ingredientes
Creme de chocolate
3 gemas
1/3 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
100 g de chocolate meio amargo picado
Crocante
1 colher (sopa) de manteiga
¼ xícara (chá) de nozes picadinhas
1 ½ colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Chantilly de pimenta
200 ml de creme de leite fresco
20 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de molho de pimenta
12 cerejas em calda
Modo de preparo
Creme
1°- Numa tigela coloque 3 gemas e 1/3 xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar uma mistura fofa. Reserve.
2°- Coloque numa panela 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e 100 g de chocolate meio amargo picado e leve ao fogo médio até derreter o chocolate. Retire a panela do fogo e adicione a mistura de gemas (reservada acima) e misture bem. Leve a panela novamente ao fogo baixo mexendo sempre por 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar.
3°- Coloque a mistura de chocolate em taças e leve a geladeira por +/- 1 hora.
Crocante
4°- Numa frigideira coloque 1 colher (sopa) de manteiga, ¼ xícara (chá) de nozes picadinhas, 1 ½ colher (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e leve ao fogo médio, mexendo sempre por +/- 3 minutos ou até dourar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Chantilly
5°- Coloque na batedeira 200 ml de creme de leite fresco, 20 g de açúcar de confeiteiro e 1 colher (chá) de molho de pimenta e bata bem até que a mistura fique firme. Reserve.
Montagem
5°- Em cada taça coloque 3 cerejas introduzindo-as dentro do creme de chocolate. Coloque sobre o creme de chocolate uma porção de crocante de nozes. Cubra com o chantilly de pimenta e sirva em seguida.

FORMIGOS
Receita de origem portuguesa, famosa no final do ano, principalmente no Natal
Ingredientes
3 pães franceses adormecidos, sem casca e picados
600 ml de leite quente
1 lata de leite condensado
1 pau de canela
1 colher (sopa) de manteiga
2 cálices de vinho do porto
100 g de uva passa branca
Raspas de 1 limão
4 ovos inteiros batidos com 6 gemas
Mel a gosto
Amêndoas laminadas ou picadas a gosto
modo de preparo
Num recipiente, coloque 3 pães franceses adormecidos, sem casca e picados, 600 ml de leite quente.
Deixe amolecer por 10 min.
Numa panela, coloque o pão umedecido no leite, 1 lata de leite condensado, 1 pau de canela, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 cálices de vinho do porto, 100 g de uva passa branca e raspas de 1 limão.
Cozinhe por cerca de 10 min em fogo baixo, mexendo sempre.
Retire do fogo e acrescente em fio 4 ovos inteiros batidos com 6 gemas.
Volte a panela em fogo baixo por 15 min, mexendo sempre.
Retire do fogo, porcione em taças, regue com mel e decore com amêndoas laminadas ou picadas a gosto.
Sirva morno ou friO.

CREME DE ABACATE( TIRAMISSÚ DE ABACATE)
Ingredientes
polpa de 1 abacate
suco de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de açúcar
2 gemas
200 g de cream cheese
50 g de creme de leite fresco batido em ponto de chantili
250 ml de café bem forte
1 cálice de vinho do Porto
1 pacote de bolacha champagne
200 g de chocolate meio-amargo picado
Modo de preparo
Num liquidificador, bata a polpa do abacate com suco de limão e açúcar, até obter um creme homogêneo. Acrescente as gemas, cream cheese e creme de leite fresco batido em ponto de chantili. Bata novamente para misturar os ingredientes.
Transfira a mistura para um saco de confeiteiro.
À parte, misture numa tigela café bem forte com vinho do Porto e umedeça as bolachas champagne. (OBS: umedeça as bolachas uma a uma).
Montagem
Numa taça, coloque um pouco do creme de abacate, depois um pedaço do biscoito umedecido no café e polvilhe um pouco do chocolate meio-amargo picado.
Repita a operação mais duas vezes e termine com chocolate picado.
Leve as taças para geladeira por 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário